Dia do Empreendedorismo Feminino
Nesta quinta-feira, 19 de novembro, comemora-se o Dia Global do Empreendedorismo Feminino. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2014, para celebrar a mulher que empreende e o impacto gerado na economia.
No Brasil, existem cerca de 24 milhões de empreendedoras, contra 28 milhões de homens empreendedores, segundo dados do Monitoramento de Empreendedorismo Global (Global Entrepreneurship Monitor). 44% dessas mulheres empreendem por necessidade ou escassez de emprego, percentual que é menor no caso dos homens (32%). Ainda, em algumas áreas como a de tecnologia e de inovação, é mais difícil encontrar mulheres empreendendo. De acordo com o Mapeamento da Associação Brasileira de Startups, 84% dos donos de startups são homens.
Ocupando posição de destaque no cenário nacional e internacional, a publicitária Ana Fontes é a fundadora de uma plataforma de apoio ao empreendedorismo feminino que reúne mais de 750.000 mulheres – a Rede Mulher Empreendora. O grupo oferece, por meio de mentorias voluntárias, capacitação para empreendedoras de diferentes estágios. Conheça um pouco mais da história dela em:
Além disso, em comemoração ao referido dia, o Sebrae organizou um ciclo de palestras e bate-papo com mulheres empreendedoras, por meio de lives. Veja a programação completa em:
https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraedelas2020