Dia Internacional da Mulher/2022
No Brasil, o contingente de mulheres empreendedoras é de quase 30 milhões, dos 52 milhões de empreendedores no país, de acordo com dados do Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM), principal pesquisa sobre empreendedorismo do mundo, feita em parceria com o Sebrae. Nosso país figura no sétimo lugar em relação ao número de mulheres empreendedoras no mundo.
Além disso, segundo uma pesquisa do Sebrae com a Fundação Getulio Vargas (FGV), as mulheres inovam mais. Essa investigação mostrou que as empreendedoras foram mais ágeis na hora de implementar inovações em seus negócios e digitalizar as operações. Cerca de 71% delas usam redes sociais, aplicativos e a internet para vender seus produtos e serviços, frente a 63% dos homens. E 11% das empreendedoras disseram ter inovado em seus negócios durante a crise, enquanto somente 7% dos homens declararam ter olhado para esse quesito.
Porém, as mulheres ainda buscam espaço no mercado para debater impacto e equidade. A pandemia e o desemprego, porém, criaram barreiras para que esse diálogo seja facilitado. As mulheres brasileiras foram, entre todas as empreendedoras do mundo, as mais prejudicadas com os impactos econômicos causados pela pandemia de covid-19. Diante desse cenário, falar sobre empreendedorismo feminino é, antes de mais nada, uma questão de desenvolvimento econômico em um país imerso em incertezas políticas e sociais.
Nesse contexto, o UFMS Jr se orgulha de ser um programa que preza pela representatividade e pela busca de melhores condições para o empreendedorismo feminino: 62% da totalidade dos integrantes das empresas juniores são mulheres e 75% das EJs são presididas por elas.
O Programa UFMS Jr deseja a todas as empreendedoras um feliz dia internacional da mulher.