Energia Limpa na UFMS: Projeto de Geração Fotovoltaica de EngeFour Jr.
Desenvolvido através da parceria entre a Engefour Júnior e a AGINOVA, que se deu através do edital de fomento ao empreendedorismo n°2, que busca conseguir soluções inovadoras para problemas enfrentados pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, teve o foco na melhora da universidade e de um dos grandes problemas financeiros, os gastos com energia da universidade.
O projeto foi um desafio para os empresários juniores, mostrando o quanto a inovação é necessária para a solução de problemas. De acordo com o Presidente e gerente do projeto, Gabriel Silvestri, “Nosso objetivo é reduzir os custos da UFMS com energia para que o dinheiro gasto com energia seja revertido em investimento para a universidade”.
Para a execução a UFMS deve investir R$ 259.490,00 e com previsão de payback em três anos. Já a previsão nos próximos 30 anos é esperado um retorno financeiro de R$ 13.851.565,40. Ainda de acordo com Gabriel, todo projeto está pronto para a execução. “O projeto é pensado para licitação. Todos os componentes estão descritos, e pronto para ser executado”.
Isso tudo está de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas, estipulados na agenda 2030, obrigatórias para todos os projetos executados pelas empresas juniores para a Universidade. “Todo o projeto é inovador. Estamos seguindo as ODS, buscando um projeto sustentável”, reitera a gerencia do projeto.
De acordo com o projeto, o objetivo é render frutos e podendo ser escalonado para outros blocos da UFMS, para que assim os custos com energia elétrica sejam reduzidos ao máximo e o dinheiro economizado neste processo.
EngeFour Jr. é a primeira empresa júnior regularizada pelo programa UFMS Jr. Hoje é considerada a maior do estado, alcançando resultados de maior faturamento e número de projetos do Mato Grosso do Sul. Hoje ela engloba áreas de civil, elétrica, arquitetura e ambiental; com participação de diversos acadêmicos e professores.