Lançamento do Edital 2021 de Projetos Inovadores das EJs da UFMS
Na tarde de hoje, 2, foi realizado o evento online de lançamento do Edital 2021 de Seleção de Projetos Inovadores das Empresas Juniores da UFMS. O edital é uma importante iniciativa da universidade, viabilizado pela Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (SEEMP/Aginova), para o fomento das EJs do Programa UFMS Jr, visando fortalecer o ecossistema de empreendedorismo e inovação no Mato Grosso do Sul.
Lançado anualmente, desde de 2018 – quando o Programa contava com apenas duas EJs – a iniciativa visa selecionar projetos que tragam inovação, para solucionar demandas ou problemas da própria instituição, alinhados ao Plano de Logística Sustentável da UFMS (PLS-UFMS). Atualmente, o UFMS Jr possui quinze EJs reconhecidas, presentes em cinco munícipios, sendo eles: Campo Grande (Cidade Universitária), Corumbá (CPAN), Naviraí (CPNV), Paranaíba (CPAR) e Três Lagoas (CPTL).
O evento contou com a presença do reitor da UFMS, Marcelo Turine, da vice-reitora, Camila ìtavo, do Diretor da Aginova, Saulo Moreira Gomes, de Leonardo Chaves de Carvalho, Diretor de Desenvolvimento Sustentável, do presidente da Federação de Empresas Juniores de Mato Grosso do Sul (FEJEMS), Victor Genari, além da participação dos empresários juniores, outros servidores da universidade e outros colaboradores da FEJEMS.
Genari pontuou a importância do edital para o Movimento Empresa Júnior e para o desenvolvimento profissional e capacitação dos graduandos da instituição e ressaltou que a UFMS recebeu o Selo Instituição Empreendedora Júnior (IES Júnior). Esse selo é uma forma de reconhecimento criado no Movimento Empresa Júnior (MEJ), para universidades que possuam 25% de seus cursos de graduação vinculados a empresas juniores federadas.
Saulo ressaltou a grande importância desse edital para as ações de sustentabilidade e internacionalização, e para a melhoria que esses projetos poderão promover às diversas unidades administrativas da instituição, bem como a integração realizada com parceiros institucionais, como Sebrae e Fejems, que atuarão e sempre atuam nas ações da Aginova.
Turine destacou o esforço realizado pela UFMS para conseguir a realização deste edital de fomento, de extrema importância para o ecossistema de empreendedorismo e inovação da universidade e de Mato Grosso do Sul, pontuando que as diversas temáticas previstas no edital são o futuro do que as empresas e corporações precisarão realizar nos próximos anos.
Por fim, uma integrante do movimento Brasil Jr. e acadêmica da Universidade Federal de Goiás (UFG) relatou que os editais de fomento realizados pela UFMS foram fonte de inspiração e serviram para gerar iniciativa semelhante na UFG, mostrando o grande valor dessa prática.
O edital pode ser lido na íntegra aqui.