Mais quatro empresas passam a integrar o UFMS Júnior

Postado por: GUSTAVO GORKI SCANDAROLLI

O Programa UFMS Júnior ganhou mais quatro empresas: a Apetite, a Brava e a Zooplus, vinculadas, respectivamente, aos cursos de Nutrição, Jornalismo e Medicina Veterinária e Zootecnia, da Cidade Universitária, e a Aditum, vinculada ao curso de Direito do campus de Três Lagoas. “Superamos a meta do Plano de Desenvolvimento Institucional com tranquilidade. Nossa meta era ter pelo menos seis EJs reconhecidas. Já temos 12. Isso prova que o trabalho tem dado certo. Até o final do ano, esse número deve aumentar. Além das novas empresas em Campo Grande, é muito importante que estejamos conseguindo fortalecer o movimento também no interior. O reconhecimento da Aditum em Três Lagoas, mostra que os câmpus estão integrados nas ações que desenvolvemos na Aginova”, destaca o chefe da Divisão de Empreendedorismo e Ambiente de Inovação, Jardel Matos.

De acordo com a diretora presidente da Apetite, Larissa Pereira Ramos, a missão da EJ é possibilitar aos alunos de graduação a vivência em situações reais de atuação nas diferentes áreas dos nutricionistas, aliando teoria e prática. A EJ atua na área de alimentação coletiva, como bares, restaurantes, sorveterias, lanchonetes e marmitarias. São oferecidos serviços como planejamento de cardápio, curso de qualificação de manipuladores de alimentos, elaboração de manual de boas práticas, rotulagem nutricional. Um dos destaques da Apetite é o aplicativo gratuito Restaurante Legal. Disponível para download na Play Store, o aplicativo possui conteúdos técnicos, acesso direto ao site do Conselho Federal de Nutrição para consultar se um nutricionista está habilitado ou não, contato dos conselhos regionais, além de possibilitar esclarecimento de dúvidas com consultores juniores e solicitação de orçamentos.

“O reconhecimento da Brava representa não só o desenvolvimento e maturidade da empresa júnior, mas também a integração entre os membros e o fortalecimento da educação empreendedora na universidade. Nossa perspectiva para o futuro é desafiar-nos enquanto Movimento, tendo apoio do Programa UFMS Júnior por meio de capacitações e oportunidades”, comenta a presidente da empresa Leticia Marquine. A BRAVA atua, desde 2014, nas áreas de jornalismo, publicidade e propaganda, marketing, relações públicas, produção cultural, audiovisual e design, atendendo, especialmente, microempresas, microempreendedores e organizações não governamentais. Na carta de serviços estão: produção e edição audiovisual, gerenciamento de redes sociais, consultoria de comunicação, planejamento visual, marketing de conteúdo e produção de releases.

A Zooplus presta serviços nas áreas de atuação do médico veterinário e do zootecnista, seja na parte prática ou na gestão. “Dentro do nosso portfólio procuramos oferecer serviços amplos, sempre moldando e adaptando de acordo com as necessidades do cliente e buscando oferecer soluções para o dia a dia no meio rural”, destaca a presidente da EJ, Isabelle de Matos. O portfólio inclui: planejamento e projeto técnico e gerencial da propriedade; serviços de manejo sanitário e prevenção de doenças; formação, renovação, reforma, manejo e conservação de pastagens; elaboração de boas práticas no processo produtivo; cursos de capacitação e atualização agropecuários; serviços de acompanhamento, formulação e manejo nutricional. “Acreditamos que o reconhecimento vai contribuir para o crescimento do movimento empresa júnior dentro da universidade. Fazer saber pela comunidade acadêmica interna e externa que dentro da UFMS são desenvolvidos projetos que estimulem o crescimento pessoal e profissional, dando retorno a sociedade através dos serviços prestados, parece-nos a melhor forma de contribuir para a formação humana e acadêmica dos membros da empresa, tornando-os diferenciados e aptos a resolução dos mais diversos problemas futuros que serão encontrados no meio de trabalho”, diz Isabelle.

Fundada em 2018, a empresa júnior Aditum oferece os seguintes serviços: registro de marcas, patentes e softwares; elaboração de contratos de prestação de serviços, de parceria, de franquia, de compra e venda e de locação; elaboração e revisão de estatuto e regimento interno; pesquisa/consultoria/assessoria jurídica e também capacitação, treinamentos e palestras na área do Direito Empresarial. “O reconhecimento da Aditum representa o resultado de um trabalho em equipe marcado pela dedicação e comprometimento do grupo. Além disso, essa realização tem papel fundamental como mecanismo de motivação para os membros da EJ. No que diz respeito aos planos futuros, buscaremos concretizar projetos internos que já estão em planejamento, bem como desenvolver trabalhos de prestação de serviços ao público”, comenta Camila Mattos, diretora presidente.

Mais informações sobre o UFMS Júnior podem ser obtidas no site do programa.

Texto: Vanessa Amin

Fotos: arquivo EJs

Noticia original: www.ufms.br/mais-quatro-empresas-passam-a-integrar-o-ufms-junior/