UFMS lança edital inédito para incentivar empresas juniores
Em 2017, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) entrou no ranking das Universidades mais Empreendedoras do Brasil. A conquista da 18ª posição no ranking nacional foi fruto de uma série de iniciativas promovidas dentro da instituição para estimular o empreendedorismo.
De olho nesse desempenho, a Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Júniores), acompanhada da Federação de Empresas Juniores do Estado de Mato Grosso do Sul (FEJEMS) e dos presidentes empresas juniores da UFMS, se reuniu, na semana passada, com o Reitor da UFMS, professor Marcelo Turine, e a equipe da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (AGINOVA), para tratar de projetos futuros.
Segundo o Vice-Presidente de Comunicação da Brasil Júnior, Álvaro Machado, o apoio da UFMS no desenvolvimento de projetos empreendedores tem sido o diferencial para o crescimento do espírito empreendedor dentro da universidade. “Olhando para a UFMS vemos o quão importante é o apoio ao empreendedorismo e quanto a universidade consegue promover a partir disso. O que coloca a universidade num caminho muito positivo em relação ao empreendedorismo universitário, porque é nítido o nível de engajamento entre as empresas juniores e a administração central”, comenta.
A vantagem em estimular um ambiente empreendedor, segundo Álvaro, é que as universidades empreendedoras, diferente do modelo tradicional, são capazes de criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de projetos focados, em primeiro lugar no estudante, e em segundo lugar, na sociedade.
“O empreendedorismo na universidade é fundamental para que o jovem não aprenda somente a teoria que está ali, mas que ele consiga se capacitar e se sentir preparado para chegar no mercado de trabalho e realizar a transformação que tanto defendemos”, completou Álvaro.
Para manter as iniciativas de estímulo ao empreendedorismo, UFMS, por intermédio da AGINOVA lançou um edital específico que selecionará projetos estratégicos e de inovação das Empresas Juniores. “Serão investidos R$ 50 mil para subsidiar ações das empresas juniores que compõem o programa UFMS júnior. O programa UFMS Junior é o único no Brasil que assegura o apoio as empresas juniores por meio de edital”, explicou o coordenador de empreendedorismo da UFMS, Jardel Matos.
Matos ainda explica que o edital tem como objetivo “incentivar que as empresas juniores apresentem soluções inovadoras para a melhoria da gestão nos diferentes serviços administrativos da Universidade”.
Na avaliação do presidente da FEJEMS, Lucas Martins, a ação da UFMS além de ser inédita no país e de extrema importância para desenvolver o empreendedorismo júnior no Mato Grosso do Sul. “Uma iniciativa como esta estimula a criação de novas empresas juniores no Estado, fortalecendo o movimento de empresas juniores e, sobretudo, produzindo mais avanços”.
Atualmente o Mato Grosso do Sul possui 12 empresas juniores confederadas a FEJEMS e a Brasil Junior, com um faturamento anual de R$35 mil.
Confira mais informações sobre o edital aqui.
Fonte: UFMS.