Webinar 1 – CPAQ
Na noite de ontem, 30, foi realizado o Webinar: “Quer saber mais sobre as empresas juniores? ”. O evento, organizado pela Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (SEEMP/Aginova), foi realizado em parceria com o Campus de Aquidauana (CPAQ), com a Federação de Empresas Juniores de Mato Grosso do Sul (FEJEMS) e contou com a participação das EJs Effectus e Simbiosis.
A iniciativa de realizar webinares para os campus da UFMS é de suma importância para o Programa UFMS Jr. O objetivo é promover o florescimento de novas EJs, buscando o desenvolvimento técnico, acadêmico, pessoal e profissional dos futuros integrantes, fomentando assim, a cultura do empreendedorismo e da inovação na universidade e preparando seus estudantes para o mercado de trabalho.
O evento contou com a presença do Diretor da Aginova, Saulo Moreira Gomes, da Diretora do CPAQ, Ana Graziele Lourenço Toledo, do presidente da Federação de Empresas Juniores de Mato Grosso do Sul (FEJEMS), Victor Genari, da prof.ª Dra. Daniela Althoff Philipi, além da participação de outros servidores, acadêmicos e empresários juniores.
Saulo ressaltou a grande importância das ações relacionadas ao empreendedorismo, à inovação e à sustentabilidade, para a complementação da formação dos acadêmicos. Nesse sentido, pontuou: “O movimento empresa júnior permite que os estudantes possam aplicar os conhecimentos técnicos que adquirem ao longo do curso, na prática e assim, podem desenvolver habilidades que complementam a sua formação técnica, as soft skills”.
Ana Graziele pontuou sobre a importância das empresas juniores para o desenvolvimento dos acadêmicos: “Falar sobre EJs hoje, é falar sobre uma oportunidade que os estudantes têm para desenvolver competências muito requeridas pelo mercado de trabalho, atualmente”.
Houve também a explicação sobre as características e peculiaridades do Programa UFMS Jr, como funciona o processo de reconhecimento e as vantagens de ser uma EJ reconhecida, bem como sobre os editais de seleção de projetos inovadores das EJs, realizados anualmente pela Aginova. Posteriormente, houve a participação da FEJEMS, representada por Genari, que explicou o que é a federação, os eventos e as ações realizadas e se pôs à disposição para ajudar na abertura de novas EJs: “Para ajudar vocês que tão querendo fundar uma EJ ou que já tem uma EJ, para que vocês se desenvolvam e ajudem a Federação a se desenvolver também […] para criar um Mato Grosso do Sul mais empreendedor”.
A Effectus Jr participou representada pelo seu integrante Gabriel Jardim, que contou sobre seu ingresso na EJ e na FEJEMS e como isso impactou positivamente e enriqueceu seu desenvolvimento pessoal e profissional: “dentro de uma empresa júnior você é capaz de participar de projetos, na área de elaboração, na área de vendas, comercial, saber vender, saber fazer o marketing, mexer com comunicação e marketing digital, prospecção ativa e passiva, todas essas áreas estão presentes na EJ, então é um mar de possibilidades”.
Por fim, houve a participação da EJ Simbiosis (do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC), por meio das acadêmicas Okesanna Puhale e Poliana Luisa Boff, que também compartilharam suas vivências no meio empreendedor no âmbito acadêmico e como isso ajudou no desenvolvimento de suas capacidades. Okesanna ressaltou que as atividades realizadas na EJ serviram para que ela se tornasse uma pessoa menos tímida e mais comunicativa: “A Simbiosis foi o primeiro contato que tive com o ambiente empresarial, então, antes disso eu era uma pessoa muito tímida e pouco confiante. […] Agora vejo que essas características foram desconstruídas e no lugar surgiu uma pessoa muito mais comunicativa e disposta a tomar decisões e responsabilidades grandes”. Por sua vez, Poliana pontuou a excelente possibilidade da criação de uma rede de contatos, por meio da vivência na empresa júnior: “Se conectar a rede leva você como pessoa e como a EJ a lugares […] inimagináveis”.